Seletividade ou dificuldades alimentares
O comportamento alimentar é condicionado por vários fatores que envolvem a comida como qual, quanto, como, onde e com quem se realiza as refeições. Ele é uma sucessão de tudo aquilo o que a gente possui naquele momento para se alimentar, o que a gente sabe sobre o alimento e o que sentimos quando o comemos.
Uma criança que rejeita uma grande variedade de alimentos, ou os seleciona e somente os consome por um tempo, ou ainda recusa os alimentos de uma determinada categoria (textura, sabor ou aparência), luta, chora ou foge da mesa essa criança está com algum caso de seletividade ou dificuldade alimentar que deve sem demora ser avaliada.
E o meu papel é estar junto de você durante todo esse processo, te auxiliando em cada uma de suas etapas, que seriam: tolerar; cheirar; tocar; provar; e finalmente comer! É necessário passar por cada uma delas para que a criança se sinta a vontade com o alimento e passe a comê-lo. É uma mudança relativamente lenta e que exige cuidados em nossas ações, falas e até expressões, para que a criança se sinta encorajada a mudar esse quadro.