Pós parto a Amamentação

Uma boa alimentação para a mãe logo após o parto é fundamental. Os alimentos que ela consome determinam diretamente a qualidade e o sabor do leite materno que vão influenciar as preferências do bebê durante a introdução alimentar e ditar seus hábitos alimentares para a vida inteira.

Vale dizer que uma correta alimentação durante o período da amamentação diminui as cólicas do bebê, a chance de desenvolver possíveis alergias e aumenta a produção de leite materno.

Já para mãe, uma alimentação adequada melhora a recuperação pós parto, além de uma cicatrização mais rápida e diminuição da flacidez. Possibilita também uma perda de peso gradativa sem prejudicar a saúde ou a produção do leite materno.

Os desafios enfrentados durante esse período são diversos: pega inadequada do bebê ao seio, problemas com rachaduras ou fissuras mamárias, empedramento de leite, como fazer a organização das mamadas caso a mãe necessite, baixa qualidade do leite materno, como fazer uma correta ordenha do leite e seu congelamento, como como oferecer o leite materno ao bebê sem que haja confusão de bicos, entre outros.

Por isso o acompanhamento nutricional com especialista se torna fundamental para um aleitamento materno de sucesso que contribua para a saúde da mãe e uma nutrição completa para o bebê.

No meu programa de acompanhamento eu esclareço as dúvidas, faço uma avaliação detalhada da alimentação, rotina da mãe, bebê e família, sinais e sintomas clínicos que possam estar influenciando de algum modo na qualidade e produção do leite materno, bem como avaliação da composição corporal, exames bioquímicos se houver, e dificuldades que a mãe esteja encontrando, fazendo sempre orientações cabíveis ao caso.

Precisa de ajuda? Vamos conversar!